Remarcação de Chassi:

REMARCAÇÃO DE CHASSI: POR QUE NÃO É UMA BOA PRÁTICA?

Transferência

Quem trabalha com revenda de carros usados ou tem interesse nesse tipo de automóvel deve ficar muito atento ao histórico de uso, a quilometragem, verificar se há pistas de colisões e, principalmente, se houve remarcação de chassi.

A alteração da numeração original do chassi, considerada a identidade do automóvel, só pode ser realizada com autorização do DETRAN e com a expedição de um novo Certificado de Registro do Veículo.

Esse procedimento geralmente acontece por algum motivo grave, como deterioração do chassi, furto do veículo ou quando a estrutura original do automóvel é danificada de alguma forma.

Entretanto, trata-se de uma prática não recomendada, pois desvaloriza enormemente o veículo, equivalendo, no mercado, a um automóvel que deu perda total.

Dificuldades para conseguir financiamento

Veículos com chassi remarcado conseguem ser financiados mas, isso depende da financiadora que você contactar. Muitas delas se recusam a financiar esse tipo de automóvel e, nesse caso, não há nada que você possa fazer.

Algumas empresas até aceitam financiar o carro, entretanto cobram um valor muito maior de entrada — que pode chegar, inclusive, a 50% do valor do veículo. Assim, mesmo que você consiga o financiamento, terá que arcar com esse custo da desvalorização que a remarcação do chassi impõe.

Dificuldades na contratação de seguro com preço acessível

Na hora de contratar um seguro para veículos com chassi alterado, a situação é muito parecida com o momento do financiamento. Novamente tudo depende da seguradora. Algumas empresas autorizam, outras não.

Isso porque é permitido que cada seguradora tenha suas próprias regras e, em caso de remarcação de chassi, elas podem se negar a fazer o seguro. Caso aceitem, podem cobrar um valor muito maior pelo serviço.

Desvalorização do veículo

Certamente a maior desvantagem dessa prática é a desvalorização do veículo. Como mencionamos, a depreciação é tão grande que chega a equivaler a um veículo com perda total e, via de regra, gira em torno de 20% a 30%

Uma remarcação do chassi sempre é realizada por questões extremamente relevantes como oxidação por umidade, roubo ou uma batida que destruiu a maior parte do veículo, por exemplo. Todos esses casos comprometem desde a segurança até a legalidade do automóvel.

Assim, é muito importante que você evite comprar carros usados com chassi remarcado e, principalmente, poupe o seu próprio veículo desse procedimento.

Para evitar transtornos dessa natureza, algumas atitudes podem ser colocadas em prática. Como a umidade causa corrosão no chassi, evite que ela se acumule no assoalho do veículo. Se seu carro passar por uma enchente, leve-o imediatamente a um lava-rápido para que seja feito uma secagem adequada.

Se você mora no litoral, tenha muita atenção com os efeitos corrosivos da maresia. Esteja sempre alerta aos primeiros sinais de ferrugem e, quando eles começarem a aparecer, providencie a pintura do chassi. Dessa forma, você manterá seu carro sempre conservado e valorizado.

Créditos:Rede Cred Auto

Fale Conosco

Unidade I

Rua do Rosário, 2159 | Centro | Piracicaba | SP

(19) 2532-0182
Unidade II

Av. Dr. Torquato da Silva Leitão, 102 | São Dimas | Piracicaba | SP

(19) 3422-0422

Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 8h as 18h, Sábado das 8h as 12h.